Patrimônio Ambiental: Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (ParNaM dos Abrolhos)
O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é conhecido por suas belezas naturais, lugar paradisíaco que encanta milhares de turistas todos os anos. O arquipélago é formado por cinco pequenas ilhas e o Parcel de Abrolhos. Com seus belíssimos recifes de corais torna-se um paraíso para mergulhadores, que se encantam com a sua fauna e flora marinha. Outros atrativos para os turistas é o período de acasalamento das baleias jubartes e o grande número de aves migratórias que visitam a região todos os anos. Abrolhos atrai também, pesquisadores e estudiosos, justamente por dono de Ecossistemas raros.
O nome Abrolhos, dado ao arquipélago na costa do Extremo Sul da Bahia, vem da advertência no século XVI, “Abra os olhos”, devido ao perigo dos recifes de corais que dificultava a navegação levando muitas embarcações ao naufrágio.
Além das belezas naturais o arquipélago abriga um patrimônio histórico de valor imensurável. O Farol na Ilha de Santa Bárbara é um dos exemplos, funcionando na ilha desde 08 de maio de 1861, protagonizando lendas contadas por muitos caravelenses. (RALILE, 2006).
Foi criado no ano de 1983, com o intuito de preservar o patrimônio histórico e ambiental, o Parque nacional Marinho dos Abrolhos (ParNaM dos Abrolhos), primeiro parque nacional marinho da América do Sul. (MARCACCI, 2009).
Este estudo busca a valorização da história regional e ecológica do Arquipélago de Abrolhos, seus patrimônios e relações com a cidade de Caravelas.
Partindo dos princípios da Geo-Historia e do Eco-História, será possível alcançar resultados notáveis e satisfatórios para este estudo, em um diálogo com outras disciplinas e ciências da natureza, como Geografia e a Ecologia. (Barros, 2004).
Mediante ao descaso que é atribuído aos bens patrimoniais no Brasil, e principalmente aqui na região, aonde o ponte de referência para estudos arqueológicos, patrimoniais e culturais, se encontram em Porto Seguro, entende-se, portanto, que é de suma importância evidenciar outros contextos para uma melhor abordagem e apreciação da cultura como um todo.
Os bens culturais tombados ou não devem se integrar à vida de hoje. Eles participam, com sua carga de valores históricos, artísticos e sociais, da construção do nosso futuro. Eles exigem uma abordagem renovadora, o recurso a um sentido de apropriação com vista à sua reinserção no processo contínuo de nosso desenvolvimento.
Não só a cidade de Caravelas, mas toda a região é eminente em relação a fontes históricas, seja ela patrimonial ou não, a riqueza é notável, porem a valorização ou mesmo a preocupação na manutenção e preservação desses bens inexiste.
A partir da formação dessa consciência coletiva sobre a importância de preservar os valores das tradições, da experiência histórica e da inventividade artística e o patrimônio de todo o mundo. Em conseqüência, se alargou o leque de bens culturais a serem preservados e a estimularem manifestações criativas e renovadoras da nossa evolução social. São muitas, e de diferentes origens sociais, étnicas e culturais, as influencias que se foram sedimentando ao longo de nossa formação nacional.
Nesse intuito, o projeto visa analisar a formação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (ParNaM dos Abrolhos), na tentativa de contribuir não só para a própria universidade e seu crescimento na pesquisa científica, mas também buscar evidenciar o patrimônio histórico, natural e cultural, para que se cultive esse costume de preservação.
REFERÊNCIAS
BARRETO, Margarita. TURISMO E LEGADO CULTURAL: As possibilidades do planejamento. Campinas, SP: Papiros, 2000.
BARROS, José D’Assunção. O Campo da História: especialidades e abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BLOCH, Marc Leopold Bejamin. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
CAMPELLO, Glauco. Resumo do texto Ações pelo Patrimônio. in http://www.minc.gov.br
CAMPELLO, Glauco. Patrimônio e Cidade, Cidade e Patrimônio. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN, n°23, 1999.
CHOAY, Fraçoise. A Alegoria do Patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
KERSTEN, Márcia Scholz de Andrade. Os rituais do Tombamento e a escrita da História: Bens Tombados no Paraná entre 1938-1990. Curitiba: Editora da UFPR, 2000.
SÃO PAULO (CIDADE). Secretaria Municipal de Cultura. Departamento do Patrimônio Histórico. O Direito à Memória: Patrimônio Histórico e Cidadania/DPH. São Paulo: DPH, 1992.
TELLES, Augusto C. da Silva. Atlas dos monumentos históricos e artísticos do Brasil.Rio de Janeiro: FENAME/DAC,1975.
MARCACCI, F. A. Monografia Histórico do Ambientalismo em Caravelas-Bahia. 2009.
RALILE, B. P.; SOUZA, C. B. DESOUZA, S. F. DE. Relatos Históricos de Caravelas: Desde o século XVI. Fundação Professor Benedito Ralile. Caravelas: 2006.
LUDKE, Menga e Marli E. D. A. André. Pesquisa em educação: A bordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. – 4 ed.. -São Paulo: Atlas, 2002.
A intenção desse projeto é interessante principalmente porque a região é muito pobre em estudo, fazendo com o que o patrimônio histórico não tenha o devido respaldo que precisa para a preservação e até mesmo para a influência regional.
ResponderExcluirJanaina:
ResponderExcluirLegal você escrever sobre Abrolhos, o que estamos acostumados a ver é somente informações para a exploração turística e a preservação ligada a alguma ONG; tenho certeza que seu projeto vai mudar isso.
Você tá linda na foto, muito real, o que é difícil atualmente.
Tanto o patrimônio histórico como o ambiental precisam ser preservados para não perdermos a memória. Creio que para a História Regional de Caravelas algumas monografias que serão apresentadas por nossa turma contemplarão a cidade, direta ou indiretamente. Boa sorte em suas pesquisas.
ResponderExcluirÉ muito importante desenvolver nas pessoas uma consciência para a preservação das nossas riquezas seja ela de qualquer natureza.Alguns passos ja foram dados más falta muito ainda.
ResponderExcluirÉ uma supresa o interesse de vcs por uma temática como essa.Mais tambem é muito prazeroso ver que as possibilidade de estudo são diversas.Conhecer os Patrimonio de nossa terra são fundamentais para compreender a nossa história.
ResponderExcluirColega realmente você foi muito feliz na escolha do objeto de pequisa. Falar de abrolhos é maravilhoso. O seu artigo está muito bom eu vou está na primeira fila para assistir o seu tcc.
ResponderExcluirNão tenho dúvidas que o seu TCC será um sucesso, o assunto escolhido é bem pertinente, desperta curiosidade a todos apaixonados pela nossa região. Boa sorte, e vamos a luta!
ResponderExcluirO patrimonio ambiental faz parte da nossa historia, e nem sempre as pessoas sabem disso, e desta forma fazem pouco casso dessa historia tão rica e tão bonita. Muito boa sua escolha para seo trabalho. Sucesso!!!!!!
ResponderExcluirPessoal, valeu pela força! Tenho certeza que a Juliana e eu, com todo esse apóio, faremos uma pesquisa de qualidade.Conto com vocês na torcida, e sei que nossa turma vai fazer a diferença nas apresentações de TCC.
ResponderExcluirOi Jana.......me parece que estamos caminhando juntas com nossas escolhas de temas acerca de alguns trabalhos, artigos, e agora o tcc, que também irei falar da minha terrinha com a estrada de ferro que infelizmente só ficou na memória de poucos que ainda restam pra contar essa história.E vcs com Abrolhos que eu amo, e penso que será um grande trabalho rico em muitas informações que com certeza terá grande contribuição para a história de Caravelas.
ResponderExcluirMuito sucesso !!!!!!