sexta-feira, 30 de julho de 2010

INDEPENDÊNCIA NA AMÉRICA COLÔNIAL.


O processo de independência das colônias na América espanhola não se deu de forma linear e homogenia. Não houve um padrão a seguir.
Para que a autonomia das colônias se consolidasse muitas revoltas ecoaram, lutas foram travadas e muito sangue foi derramado.
No final do século XVIII ao século XIX a Europa passava por profundas transformações que mexia com a sociedade européia e refletia em suas colônias. Os ecos dos ideais iluministas da Revolução Francesa de 1789 rodavam pela colônia. Sob o lema:” Liberdade, Igualdade, Fraternidade”,que acendeu idéias burguesas e derrubou valores do absolutismo.
Os burgueses das colônias estavam insatisfeitos com a metrópole, que exploravam as colônias exigindo cada vez mais, sem um retorno sólido. Com isso os colonos buscavam cortar o ”cordão umbilical” e se desvincularem de suas metrópoles. Já sob influencia do iluminismo buscavam o direito de igualdade e liberdade.
No Haiti esse processo também foi influenciado pelas novas idéias e diferente das outras colônias as revoltas iniciaram e foram comandadas por escravos, que cansado de serem maltratados se rebelaram contra seus senhores. Foi mais de uma década de conflitos para que a vitória negra se consolidasse.
Todas as colônias buscavam os mesmos direitos que a metrópole possuía, pregando a igualdade entre as pessoas.
Apesar, de em pouco tempo, o movimento conquistar inúmeros adeptos, nem todos foram á frente da revolução. Os burgueses viam com bons olhos a emancipação das colônias, mas muitos permaneceram apenas como mentores das revoltas, outros ainda não transpareciam a posição favorável á colônia, num receio do que lhes poderiam acontecer com indignação da metrópole.
Muitos líderes se levantaram dentro das revoltas, que além da burguesia podia contar com as camadas populares. Havia um sonho em comum, entre as colônias, que as mobilizavam a lutar: a liberdade.
Não havia mais espaço para subordinação. O espírito revolucionário tomava conta de toda a América espanhola. Cada colônia seja o Chile, a Argentina, o Haiti, os Estados Unidos, o México, todos tiveram dentro do seu processo de independência uma história, com características próprias.

Um comentário:

  1. O proceso de independencia nas America foram longos e intenso.Em algun spaise como o Brasil transcorreram de maneira pacifica em outro como o Haiti foram lutas sangrentas.Mais o espiriot revolucionario e de insatisfação da população cresciam cada vez mais.

    ResponderExcluir